
Inglês A1
Objetivos de Inglês A1:
O principal objetivo desta formação é permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de Inglês A1:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem iniciar o estudo estruturado da Língua Inglesa, mas já possuem alguns conhecimentos básicos da língua (ex.: fórmulas básicas de cumprimento e apresentação, números, cores, ...).
Requisitos de Inglês A1:
É necessário realizar um teste de colocação de nível.
Métodos de Inglês A1:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de Inglês A1:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO Saudações e fórmulas de despedida formais e informais; Expressões de delicadeza nos contactos sociais (ex.: para pedir licença, agradecer, desculpar-se, ...); Nacionalidades; (Revisão) Nomes de países e de algumas cidades; Morada; Profissões comuns; Passatempos/ atividades de lazer e ocupação de tempos livres; Áreas de estudo/ disciplinas; Expressões que permitam exprimir gostos e preferências; Expressões/ tempos verbais que permitam exprimir ações habituais no passado e no presente (ex.: I used to...); Dias da semana, nome dos meses, estações do ano e datas; Expressões de tempo: today, tomorrow, yesterday, last/next week, after, soon, etc.; Expressões de frequência: many, often, sometimes, never, etc.; Família: graus de parentesco; Descrição física de pessoas; Descrição psicológica de pessoas; Cores; Vestuário; Partes do corpo humano; Números; Horas; Moeda e preços; Quantidades; Palavras e expressões que indiquem o tamanho; A comparação; Léxico relativo à casa (divisões) e mobiliário; Alimentação (comida e bebidas); Rotinas diárias/ atividades quotidianas; Léxico relativo à cidade (ex.: locais da cidade, hospital, posto de polícia, posto de turismo, monumentos, etc.); Transportes; Léxico relativo a indicações (dar uma direção), localização e orientação espacial; Expressões de lugar : em cima, em baixo, .... Atividades de férias (ex.: andar de bicicleta, visitar, tirar fotografias, caminhar, dormir, nadar, piscina, praia, montanha,...) Léxico relativo à compra de alguma coisa: ida ao restaurante, à um café, à farmácia ou a uma loja; Avisos e sinalizações comuns e locais públicos; Computador; Expressões usadas para propor um brinde. |
|
2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: O alfabeto; a pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia elementar/ contraste com a ortografia do Português; sinais de pontuação: regras básicas. A Frase: ordem das palavras nas declarações/frases simples; a negação; a frase declarativa; a frase interrogativa: Perguntas sim/não e perguntas What? (o quê?) / Who? (quem?) / Where? (onde?) / When? (quando?)/ Why (porquê?)/ How? (como?)/ How many? (quantos?)/ How long? (quanto tempo?); concordância entre os elementos da frase (concordâncias básicas sujeito-verbo, nome-adjetivos-artigos e outros determinantes); ordem das palavras nas instruções; a frase imperativa; a frase complexa (composta por coordenação - e, mas, porque); a frase comparativa. O verbo: Tempos verbais: presente (present simple, present continuous); passado (simple past, past continuous); futuro (com be going to); gerúndio (forma -ing dos verbos); infinitivo; particípio passado; imperativo; verbos auxiliares e formas contraídas dos mesmos; verbos modais: can, must, have to; verbos regulares e irregulares de uso muito corrente; phrasal verbs de uso muito corrente. O determinante: Artigos definidos e indefinidos; omissão de artigo (com estações, instituições, meios de transporte, partes do dia, nomes de refeições… Ex.: go by car, be in bed); numerais cardinais; numerais ordinais (de 1 a 10); possessivos; demonstrativos; de quantidade (some, any, much, many, little, few). O pronome: pronomes pessoais (sujeito e "objeto" - Subject Pronouns e Object Pronouns); pronomes reflexivo/reflexos; pronomes possessivos; pronomes demonstrativos; pronomes interrogativos (ex.: who, why, which, what, where, how...); pronomes indefinidos. O nome: género (masculino, feminino, neutro); número (singular/ formação do plural); nomes contáveis e não contáveis. O adjetivo: género, número e grau (casos simples); regras de concordância do adjetivo. O advérbio: Advérbios de afirmação (ex.: yes, indeed, certainly...) e de negação (no, no); advérbios de dúvida (ex.: maybe, possibly); advérbios de frequência (ex.: daily, monthly, often, occasionally...); advérbios de intensidade (ex.: enough, very, too, much); advérbios de lugar (ex.: above, around, below, here, near...); advérbios de tempo (ex.: already, always, early, late, never, now, today...); advérbios interrogativos (ex.: how, when, where, why); locuções adverbiais muito comuns das categorias acima apresentadas. A preposição: preposições comuns (ex.: usadas na expressão do tempo, com os meios de transporte, com certos phrasal verbs, ...). A conjunção: conjunções que exprimam adição (and) , oposição (but), alternância (or), conclusão (so), explicativas (because, as). Discurso: Conetores mais frequentes (e, mas, porque, quando...); chamar a atenção (ouça, perdão, por favor); formas de tratamento. |
|
CARGA HORÁRIA TOTAL |
45H |
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.
Valor do investimento em Inglês A1:
299 €
Código de Área de Educação/Formação: 222